sábado, 6 de fevereiro de 2010

A importância da atividade física na fibromialgia

A atividade física nos dias atuais é fundamental, todas as pessoas necessitam manter uma qualidade de vida e condicionamento físico adequados para se adaptarem ao mundo competitivo atual.

Estudos científicos têm mostrado que exercícios são essenciais para o alívio dos sintomas da fibromialgia. Os exercícios aeróbicos têm mostrado um importante efeito analgésico e antidepressivo melhorando os sintomas fibromiálgicos.

Na fibromialgia, a atividade física consiste em um pilar importante na condução da doença. Devido ao quadro doloroso difuso, os pacientes evitam fazer atividades físicas desencorajando-as; por esse motivo no início do tratamento, muitos pacientes precisam de medicamentos para iniciar uma atividade física devido quadros dolorosos.

O exercício físico na fibromialgia propicia um melhor alongamento dos tendões, melhora a mobilidade das fibras musculares, propicia condicionamento aeróbico e melhora do humor. Os exercícios devem ser leves inicialmente com um programa de treinamento com aumento progressivo da intensidade, sempre supervisionado por um profissional qualificado para tal atividade física.

O objetivo do tratamento com exercícios na fibromialgia consiste em um programa de reabilitação que tenha como objetivo:

. Aliviar as contrações musculares dolorosas;
. Correção da postura;
. Aumentar a força muscular;
. Melhora cardiovascular;
. Controle do peso;
. Melhora do sono e humor.

Os exercícios de resistência (musculação) são fundamentais para o tratamento sendo importantes para melhora da força muscular e diminuição das contraturas musculares.
Alem da fisioterapia, terapias na água (hidroterapia, hidroginástica, natação), RPG, caminhadas, corridas e terapias alternativas (acupuntura, quiropraxia e massagens) podem ajudar e auxiliar o tratamento desta enfermidade.

Vale ressaltar que os pacientes devem realizar exercícios de alongamento no início e ao final dos exercícios e sempre após avaliação médica, para liberação da prática de exercícios físicos.

Recomenda-se uma consulta com um reumatologista para o diagnóstico e tratamento da fibromialgia. Um profissional especializado é fundamental devido ao diagnóstico diferencial de outras doenças que também podem causar dor crônica e cansaço.

Vale ressaltar que uma prática regular de atividade física proporciona uma redução do estresse, tanto emocional como físico; previne doenças cardiovasculares; melhora a qualidade do sono; corrige vícios posturais; alivia sintomas relacionados à depressão, enfim proporciona uma melhor qualidade de vida.


Referências bibliográficas:

1. Winfield JB. Psychological determinants of fibromyalgia and related syndromes. Curr Rev Pain. 2000;4(4):276-86.
2. Bradley LA. Psychiatric comorbidity in fibromyalgia. Curr Pain Headache Rep. Apr 2005;9(2):79-86.
3. Hassett AL. Psychosocial aspects of fibromyalgia: psychological stress, psychiatric morbidity, and personality subgroups. 2008;pp 55-61.
4. Carville SF, Arendt-Nielsen S, Bliddal H, et al. EULAR evidence-based recommendations for the management of fibromyalgia syndrome. Ann Rheum Dis. Apr 2008;67(4):536-41.
5. Jones KD, Adams D, Winters-Stone K, Burckhardt CS. A comprehensive review of 46 exercise treatment studies in fibromyalgia (1988-2005). Health Qual Life Outcomes. Sep 25 2006;4:67.
6. Busch AJ, Schachter CL, Overend TJ, et al. Exercise for fibromyalgia: a systematic review. J Rheumatol. Jun 2008;35(6):1130-44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário