domingo, 10 de janeiro de 2010

O que é gota?


A gota é uma doença crônica, que atinge as articulações causando quadro de artrite. Estima-se que uma média de 2% da população mundial sofre de gota, sendo bem mais comum em homens.

A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue, levando ao depósito de monourato de sódio “cristais” nas articulações, gerando os surtos de artrite aguda geralmente dolorosos e debilitantes, podendo acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.

· Causas

> Hereditárias, a mais comum geralmente com história familiar de gota, pais, avós e irmãos;
> Medicamentos: aspirina; diuréticos (ex, hidroclorotiazida; clortalidona);
> Excesso dieta: menos comum
> Problemas renais
> Doenças do sangue
> Quimioterapia, entre outras causas.

· Sintomas

Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é uma artrite “inchaço” do dedo grande do pé acompanhado de dor forte, conhecido como podagra. A primeira crise pode durar de 2 a 10 dias, e após este período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente dificulta o diagnóstico. As crises são recorrentes podendo variar de semanas a meses.

O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas, os conhecidos tofos gotosos “caroços nas articulações”.

· Diagnóstico


Cerca de 20% dos pacientes que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) podem não serem portadores de gota, a conhecida hiperuricemia assintomática. Nas crises de gota aguda, os níveis de ácido úrico no sangue podem estar normais, dificultando o diagnóstico, sendo recomendada uma nova dosagem fora das crises.

Valores normais de ácido úrico no sangue
:
> Homens adultos = 3,4 - 7,0mg/dL
> Mulheres adultas = 2,4 - 6,0mg/dL

· Tratamento

A gota é uma doença crônica ocasionada por um defeito genético na produção ou eliminação de ácido úrico não havendo, portanto cura definitiva.

Geralmente o tratamento consiste de dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, conseqüentemente, evitar as crises de gota. O mais conhecido deles o alopurinol e colchicina muito utilizados no tratamento da fase aguda e na manutenção após crises.

· Orientações dietéticas

O ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas as proteínas ingeridas na alimentação. O excesso de ácido úrico no sangue, além de “atacar” as articulações, pode atacar os rins, produzindo cálculos renais (pedras nos rins).

Os pacientes com gota, principalmente quando os níveis de ácido úrico estão altos, tem que diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, frutos do mar, miúdos, vísceras, grãos (feijão, grão de bico), defumados, conservas e excesso de carne vermelha porque pode desencadear uma crise.

Quando o paciente stá em tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero. O paciente não pode abandonar o tratamento porque as crises de gota repetidas podem levar a artrose e deformidades das articulações acometidas. É importante o acompanhamento com o reumatologista devido a cronicidade da doença para que seja instituido o tratamento adequado com a finalidade de evitar deformidades articulares.

2 comentários:

  1. Dr Kleber Jean.
    Primeiramente parabenizo-o pela matéria, e aproveito a oportunidade para tirar algumas dúvidas.

    Os casos de gota, são apenas decorrentes de excesso de ácido úrico no sangue?

    A gota também pode se manifestar em outras articulações que não as do pé, e também pode variar ora atacar um pé outra outro, ora o cotovelo?

    Grato,
    advocaciawilliananbar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. meu pai está com muita dor nas juntas seus cotovelos estão finos e el,e não aguena de dor pode ser gota? a mão dele está hiper enxada,ele chora de dor???

    ResponderExcluir